Como demonstrar liderança e comprometimento com o SGQ?
A ISO 9001 fala que a Alta Direção deve demonstrar liderança e comprometimento com relação ao Sistema de Gestão da Qualidade. Por muito tempo a Alta Direção não tinha obrigação de se envolver no SGQ, ela não precisava se responsabilizar por ele, o RD (representante do cliente) era o grande responsável pelo SGQ. A partir da versão 2015 da ISO 9001 isso mudou, agora a responsabilidade do sucesso ou não do Sistema de Gestão da Qualidade é da Alta Direção.
A Alta Direção demonstra liderança e comprometimento com o SGQ quando se envolve verdadeiramente com o sistema de gestão da qualidade. A Alta Direção deve ser parte ativa do SGQ. Ela precisa conhecer e entender os indicadores que medem cada processo, assumir as responsabilidades, incentivar a melhoria contínua, disponibilizar os recursos necessários. Caso as metas não sejam alcançadas, a alta direção junto com o restante da liderança deve se unir para decidir o que será feito. A Norma quer que a liderança tome as rédeas da situação quando o assunto é o sistema de gestão da qualidade.
Em uma auditoria é possível verificar se a Alta Direção está comprometida e se exerce liderança através de uma entrevista com eles, verificar se estão por dentro ou por fora do SGQ. Entrevistando os colaboradores também é possível identificar se eles percebem o envolvimento da Alta Direção.
O que a Norma diz?
“5 Liderança
5.1 Liderança e comprometimento
5.1.1 Generalidades
A Alta Direção deve demonstrar liderança e comprometimento com relação ao sistema de gestão da qualidade:
a) responsabilizando-se por prestar contas pela eficácia do sistema de gestão da qualidade;
b) assegurando que a política da qualidade e os objetivos da qualidade sejam estabelecidos para o sistema de gestão da qualidade e que sejam compatíveis com o contexto e a direção estratégica da organização;
c) assegurando a integração dos requisitos do sistema de gestão da qualidade nos processos de negócio da organização;
d) promovendo o uso da abordagem de processo e da mentalidade de risco;
e) assegurando que os recursos necessários para o sistema de gestão da qualidade estejam disponíveis;
f) comunicando a importância de uma gestão da qualidade eficaz e de estar conforme com os requisitos do sistema de gestão da qualidade;
g) assegurando que o sistema de gestão da qualidade alcance seus resultados pretendidos;
h) engajando, dirigindo e apoiando pessoas a contribuir para a eficácia do sistema de gestão da qualidade;
i) promovendo melhoria;
j) apoiando outros papéis pertinentes da gestão a demonstrar como sua liderança se aplica às áreas sob sua responsabilidade.”
Veja mais em:
– Como demonstrar liderança e comprometimento com o SGQ?
– Como demonstrar liderança e comprometimento com o cliente?
– Como desenvolver a Política da Qualidade?
– Como comunicar a Política da Qualidade?
– Como atribuir e comunicar responsabilidades e autoridades?