Quais ações podem ser tomadas para abordar riscos e oportunidades?
A Norma ISO 9001 exige que ao planejar o SGQ sejam consideradas as Questões Internas, Questões Externas, Partes Interessadas, Processos Necessários e que sejam determinados os riscos/oportunidades envolvidos em cada um desses itens. A Norma exige também, que sejam planejadas ações para abordar estes riscos/oportunidades e que a eficácia destas ações sejam avaliadas.
Opções para abordar RISCOS podem incluir:
Evitar o risco – Tomar medidas para que o risco não ocorra (Ex.: criar um caminho alternativo, evitando que colaboradores passem em uma escada onde podem ocorrer acidentes).
Assumir ou aumentar o risco – Esta é uma atitude que pode ser tomada quando o risco está associado a uma oportunidade (Ex.: executar um serviço gratuito, que pode gerar prejuízo, para tentar conquistar um grande cliente).
Eliminar fonte de risco – Tomar medidas para que a fonte de risco seja eliminada (Ex.: interditar uma escada onde podem ocorrer acidentes).
Mitigar fonte de risco – tomar medidas para suavizar o risco. Exemplo: colocar corrimão ou faixas antiderrapantes em uma escada onde podem ocorrer acidentes.
Mudar a probabilidade – é uma forma de mitigar o risco. Exemplo: tomar medidas que possam alterar a chance do risco ocorrer.
Mudar as consequências – é outra forma de mitigar o risco. Exemplo: tomar medidas para que, em caso de ocorrência do risco, os efeitos sejam amenizados. Exemplo: Usar boias sava vidas em um barco; caso o barco naufrague as consequências serão bem menores.
Compartilhar risco – compartilhar as consequências do risco com outra organização. Exemplos: dividir a responsabilidade sobre o ricos com seguradora, fornecedores, clientes, etc.
Reter o risco – decisão consciente da administração de assumir as consequências do risco porque a probabilidade é pequena ou porque os possíveis danos são pequenos ou porque o custo/benefício não é compensador. Exemplo: uma empresa próxima ao aeroporto, resolve reter o risco de um possível acidente aéreo, porque as chances de ocorrências não são significativas.
Já OPORTUNIDADES podem:
levar à adoção de novas práticas;
lançamento de novos produtos;
abertura de novos mercados;
abordagem de novos clientes;
construção de parcerias;
uso de novas tecnologias;
entre outras possibilidades desejáveis e viáveis para abordar as necessidades da organização ou de seus clientes.
O que a Norma diz?
“6.1 Ações para abordar riscos e oportunidades
6.1.1 Ao planejar o sistema de gestão da qualidade, a organização deve considerar as questões referidas em 4.1 e os requisitos referidos em 4.2, e determinar os riscos e oportunidades que precisam ser abordados para:
a) assegurar que o sistema de gestão da qualidade possa alcançar seus resultados pretendidos;
b) aumentar efeitos desejáveis;
c) prevenir, ou reduzir, efeitos indesejáveis;
d) alcançar melhoria.
6.1.2 A organização deve planejar:
a) ações para abordar esses riscos e oportunidades;
b) como:
1) integrar e implementar as ações nos processos do seu sistema de gestão da qualidade (ver 4.4);
2) avaliar a eficácia dessas ações.
Ações tomadas para abordar riscos e oportunidades devem ser apropriadas ao impacto potencial sobre a conformidade de produtos e serviços.
NOTA 1 Opções para abordar riscos podem incluir evitar o risco, assumir o risco para perseguir uma oportunidade, eliminar a fonte de risco, mudar a probabilidade ou as consequências, compartilhar o risco ou decidir, com base em informação, reter o risco.
NOTA 2 Oportunidades podem levar à adoção de novas práticas, lançamento de novos produtos, abertura de novos mercados, abordagem de novos clientes, construção de parcerias, uso de novas tecnologias e outras possibilidades desejáveis e viáveis para abordar as necessidades da organização ou de seus clientes.”
Veja mais em:
– Quais ações podem ser tomadas para abordar riscos e oportunidades?
– O que é Objetivo da qualidade?
– Qual a diferença entre Política da Qualidade e Objetivos da Qualidade?
– Para quais objetivos devemos fazer um planejamento?
– Por que devemos ter um planejamento para atingir os objetivos da qualidade?
– Como comunicar os Objetivos da qualidade?
– Qual a importância do planejamento de mudanças?