Como monitorar questões externas e internas?
A norma exige que sejam analisadas e monitoradas as questões internas e externas relevantes da organização. Para monitorar as questões relevantes, podemos utilizar de Monitoramentos ou Indicadores.
Monitoramento é o acompanhamento periódico do estado de algo como, por exemplo, processo ou equipamento. Ex.: Podemos monitorar se um motor está ligado ou desligado, se um processo está funcionando corretamente ou não, etc.
Indicadores são índices que nós podemos criar para avaliar a eficiência ou eficácia de alguma coisa. Ex.: Número de peças fabricadas por dia, número de peças fabricadas por colaborador, salário médio dos colaboradores, ou o número de rotações por minuto do nosso motor.
Observe que o indicador que mostra o número de rotações por minutos de um motor também podem ser usado para conhecer o estado em que um motor se encontra (ligado ou deligado). A diferença é que o indicador nos fornece mais informações.
A frequência precisa ser definida pela empresa. A cada análise, é importante buscar também aumentar a integração desse item com outros do SGQ. À medida que a análise SWOT esteja dominada, é recomendado que ela vá sendo integrada a outros tópicos do SGQ de forma progressiva:
- Política e os Objetivos da Qualidade.
- Requisitos das Partes Interessadas.
- Avaliação de Risco e Oportunidades.
O que a Norma diz?
“4.1 Entendendo a organização e seu contexto
A organização deve determinar questões externas e internas que sejam pertinentes para o seu propósito e para seu direcionamento estratégico e que afetem sua capacidade de alcançar o(s) resultado(s) pretendido(s) de seu sistema de gestão da qualidade.
A organização deve monitorar e analisar criticamente informação sobre essas questões externas e internas.
NOTA 1 Questões podem incluir fatores ou condições positivos e negativos para consideração.
NOTA 2 O entendimento do contexto externo pode ser facilitado pela consideração de questões provenientes dos ambientes legal, tecnológico, competitivo, de mercado, cultural, social e econômico, tanto internacionais, quanto nacionais, regionais ou locais.
NOTA 3 O entendimento do contexto interno pode ser facilitado pela consideração de questões relativas a valores, cultura, conhecimento e desempenho da organização.”
Veja mais em:
– O que é Contexto da organização?
– O que é Planejamento estratégico?
– Qual a diferença entre questões internas e questões externas?
– Como determinar questões externas e internas?
– Como monitorar questões externas e internas?
;