Como determinar o escopo do SGQ?
Determinar o escopo é definir exatamente onde o Sistema de Gestão da Qualidade se aplica. Em outras palavras, é dizer o que está dentro e o que está fora do SGQ. Para determinar o escopo, a organização deve considerar as questões internas e externas, as necessidades das partes interessadas e os produtos e serviços da organização.
Para auxiliar na determinação do escopo do seu SGQ responda a seguinte pergunta: Quais produtos e serviços oferecidos por sua organização você quer que estejam dentro do escopo do seu SGQ?
Alguns exemplos de escopo de empresas fictícias:
“Fornecimento de peças e acessórios automobilísticos novos”.
“Prestação de serviço de reparo, manutenção e venda de celulares e acessórios”.
“Consultoria, elaboração e serviços acessórios de projetos arquitetônicos e urbanísticos”.
Todos os requisitos da norma devem ser aplicados ao escopo do SGQ. No entanto, quando a organização entender que um ou mais requisitos da norma não são aplicáveis ao seu escopo, poderá excluí-los, desde que a organização justifique essa exclusão. Por exemplo, o item 8.3 – Projeto e desenvolvimento de produtos e serviços, muitas organizações não desenvolvem projetos. Projetos podem ser definidos como esforço temporário para criar um resultado único como desenvolvimento de novos produtos, projetos de engenharia etc.
Portanto, o escopo deve declarar os tipos de produtos ou serviços cobertos e também fornecer justificativa para qualquer requisito da norma que for determinado como não aplicável ao escopo do Sistema de Gestão da Qualidade.
O que a Norma diz?
“4.3 Determinando o escopo do sistema de gestão da qualidade
A organização deve determinar os limites e a aplicabilidade do sistema de gestão da qualidade para estabelecer o seu escopo.
Ao determinar esse escopo, a organização deve considerar:
a) as questões externas e internas referidas em 4.1;
b) os requisitos das partes interessadas pertinentes referidos em 4.2;
c) os produtos e serviços da organização.
A organização deve aplicar todos os requisitos desta Norma, se eles forem aplicáveis no escopo determinado do seu sistema de gestão da qualidade.
O escopo do sistema de gestão da qualidade da organização deve estar disponível e ser mantido como informação documentada. O escopo deve declarar os tipos de produtos e serviços cobertos e prover justificativa para qualquer requisito desta Norma que a organização determinar que não seja aplicável ao escopo do seu sistema de gestão da qualidade.
A conformidade com esta Norma só pode ser alegada se os requisitos determinados como não aplicáveis não afetarem a capacidade ou a responsabilidade da organização de assegurar a conformidade de seus produtos e serviços e o aumento da satisfação do cliente.”
Veja mais em:
– O que é Escopo?
– Como determinar o escopo do SGQ?
– O escopo deve estar documentado?